2 - Deepstash
2

2

Ideas, facts & insights covering these topics:

28 ideas

No reads

Explore the World's Best Ideas

Join today and uncover 100+ curated journeys from 50+ topics. Unlock access to our mobile app with extensive features.

FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA: Função, Visão, Tendências e Cadeia de Suprimentos

BIA

1

0 reads

CONCEITOS

CONCEITOS

  Para Bowersox e colaboradores (2007), a logística refere-se á responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localidade geográfica dos estoques de materiais, produtos inacabados e produtos acabados pelo menor custo total.

1

0 reads

LINHA DO TEMPO NA ATUALIDADE

 Antes dos anos 50: Não havia uma filosofia dominante para conduzi-la;

Entre os anos 50/70: Com um ambiente voltado para as novidades na área administrativa, realmente houve a decolagem da teoria e pratica da logística;

Anos 70: Melhoria continua e qualidade total;

Anos 80: Excelência em manufatura (Kanban, JIT, Cédulas de produção, estoque zero);

Anos 90: Globalização proporcionando redução no ciclo de pedidos e terceirização de atividades logísticas;

Anos 200: Interação no supply chain, tecnologia, colaboração de fornecedores e clientes.

1

0 reads

FUNÇÃO

Logística é uma ciência de se fazer chegar o material certo, na quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo, nas condições estabelecidas e o mínimo custo, que muitas vezes faz que seu cliente pensar duas vezes antes de sair ás compras, pois cada dia que passa os clientes estão mais exigentes buscando sempre o melhor mercado.

1

0 reads

VISÃO

Para Nogueira (2012) o gerenciamento logístico pode proporcionar uma fonte de vantagem competitiva, ou seja, uma posição de superioridade duradora sobre os concorrentes, em termos de preferência do cliente, pode ser alcançada através da logística.

1

0 reads

FINALIDADE

 A logística tem como finalidade principais ligar o ponto de produção ao ponto de consumo com menor custo possível e melhor nível de serviço aos clientes para uma maior satisfação.

1

0 reads

DEFINIÇÃO MODERNA

A logística é um processo de gerenciar estrategicamente á aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas), através das organizações e seus canais de marketing de modo a pode maximizar as lucratividades presente e futuro através de atendimentos dos pedidos abaixo custo.

1

0 reads

MISSÃO PRINCIPAL

DISPOR OS MATERIAIS: 

NO LUGAR NECESSÁRIO

NO TEMPO CORRETO

COM O MENOS CUSTO TOTAL

NAS QUANTIDADES ADEQUADAS

COM NÍVEL DE SERVIÇO PREVISTO

1

0 reads

TENDENCIAS - BUSINESS INTELLIGENCE (B.I)

Ferramenta que oferece suporte á tomada de decisões e é cada vez mais relevantes para as empresas. Principalmente aquelas que disputam em um mercado tão acirrado quanto o setor de transportes.

Um software de Business Intelligence voltado á logística é capaz de gerar dado para analise de informação sobre toda a operação de transporte de cargas, ou seja, da armazenagem ao deslocamento e a distribuição. A partir da extração de dados, [é possível descobrir vantagens para o negocio. Bem como identificar o que é preciso ser aprimorado.

1

0 reads

AUTOMAÇÃO

Caminhões autónomos, moritoramento de veículos, rastreador de encomendas e sistemas de gestão viabilizam operações seguras e eficientes. 

Tecnologias como o ERP, por exemplo, auxiliam o crescimento das empresas ao permitir o melhor planejamento do gestor, que possui dados precisos e em tempo real de toda a operação.

1

0 reads

SUSTENTABILIDADE

Junto ás soluções da automação está a logística sustentável. Dados como consumo de combustível, situação dos pneus entre outras informações do caminhão, são extraídas e repassadas rapidamente com o sistema de gestão.

1

0 reads

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

A qualidade dos processos, que influencia na satisfação dos clientes. Muitas transportadoras descuidam desta etapa da operação e perdem a fidelização, estágio importante se considerarmos a concorrência do segmento. 

Clientes insatisfeitos tendem a espantar a demanda do negocio. Mais que uma entrega em perfeita ordem, é preciso estar á disposição.

o atendimento torna-se, portanto, um instrumento de venda. Suporte ao cliente e cuidado para evitar casos de produtos extraviados ou itens quebrados são as prioridades para transporte de carga.

1

0 reads

O cuidado com remessas frágeis, perecíveis ou sensíveis á temperatura requerem do mercado logístico otimizações com embalagem e armazenamento. Sistemas WMS, de inteligência para gerenciamento de armazém, são essenciais para o futuro das transportadoras.

1

0 reads

DISPOSITIVOS AUTÔNOMOS

  • Hoje, na logistica, já existem alguns exemplos de máquinas inteligentes que exercem funções importante para uma empresa, por exemplo:
  1. Robôs de separação de mercadorias;
  2. Drones para entregas;
  3. Veículos autónomos.
  • O projeto dos famosos "carros sem motoristas" ganhou força no momento em que grandes empresas, como a Microsoft e o Google, além da UBER, anunciaram que estavam criando suas próprias versões da tecnologias.
  • Possibilitar que os veículos sejam controlados a distancia ou mesmo de forma independente;

1

0 reads

  • A implementação desse tipo de veículo traz grandes benéficos para as empresas logísticas, como a diminuição de custos na contratação de motoristas, menor risco de acidentes com os profissionais e um aumento de eficiência nas entregas.

1

0 reads

CADEIA DE SUPRIMENTOS

 Para H., BR (2018), A Logística/Cadeia de Suprimentos é um conjuntos de atividades funcionais (transportes, controle de estoques, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor.

1

0 reads

INTRODUÇÃO

  • Os conceitos de "Logística Empresarial" e "Logística Integrada" são recentes no Brasil.
  • O processo de difusão teve inicio, de forma ainda tímida, nos primeiros anos da década de 1990, com o processo de abertura comercial, e se acelerou a partir de 1994, com a estabilização económica propiciada pelo plano Real.

1

0 reads

CONCEITO PRINCIPAL

"Processo de planejar, implementar e controlar eficientemente e eficazmente o fluxo e armazenagem de bens e serviços, assim como as informações e eles relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender as necessidades dos clientes."

1

0 reads

conceitos basicos da logistica

bla bla bla bl a print

1

0 reads

FUNDAMENTOS

O fundamento da logistica se apoia nestes quatro valores:

a) Tempo: cumprir os prazos de entrega;

b) Qualidade: Manter inalterada a qualidade do produto, durante todo o processo de produção, movimentação e transporte.

c) Lugar: Alocação correta dos materias no processo produtivo e entregue no local de destino;

d) Informação: Rastreabilidade do pedido durante seu processo produtivo feito pelo cliente.

 

1

0 reads

  A logística se faz presente em quase todas as atividades empresariais, planejando a organização, gerenciando a cadeias de suprimentos, controlando os estoques, armazenamento e gerenciando as redes de distribuição:

1

0 reads

Fundamentos (outros)

  • Planejar a organização voltada para a satisfação do clientes:  A empresa como um todo deve estar focada em atender as exigências dos clientes. A finalidade do atendimentos ao cliente está na sua manutenção como cliente parceiro, e para isso é necessário que a empresa agregue valor aos seus produtos e negócios.

  

1

0 reads

  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: O SCM - Supply Chain Management (gerenciamento da cadeia de suprimentos) é o conjunto de atividades que vão desde a produção, movimentação, armazenamento, expedição até o transporte, trabalhando de forma integrada, com a finalidade de diminuir custo de prazos de entrega em busca de um lucro maior.

1

0 reads

  • Controle de Estoque e Armazenagem:

a) Estoque: uma empresa deve cuidar da gestão de estoques como o principal fundamento de todo o seu planejamento, tanto estratégico como operacional, porque um controle correto dos estoques elimina desperdícios de tempo, custo,espaço e vai atender o cliente no momento em que ele deseja.

b) Armazenagem de materiais e produtos: é o local de guarda de materiais e produtos de uma empresa e uma necessidade que não agrega valor, mas que é de fundamental importância para sobrevivência da empresa.

1

0 reads

  • Gerenciar a rede de distribuição: um centro de distribuição (CD) deve ser um meio de redução de custos, de tempo no atendimento ao cliente e de facilidades no apoio aos processos de venda e pós venda. Centros de distribuição podem ser próprios ou terceirizados.

Próprios: quando a empresa é prestadora de serviço, as vezes com vários pontos de comercialização. Necessitam atender clientes com precisão, qualidade e preço. As grandes empresas multinacionais tendem a possuir CDs próprios porque, em razão da área de atuação, elas possuem sistemas logísticos para controlar essa atividades.

1

0 reads

ESQUEMA DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO

ESQUEMA DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO

Neste caso (terceirização) os operadores logísticos atuam como intermediários entre a industria em geral e o cliente final.

1

0 reads

Terceirizados: quando a empresa não pertence ao ramo de operador logístico, deve terceirizar essa atividade, porque não é de sua competência. O operador conhece o ramo de distribuição e de transportes, possui frota própria e sabe administrar seus funcionários, que tem habilidades diferenciadas das outras atividades empresariais.

1

0 reads

IDEAS CURATED BY

Similar ideas

What If? 2

12 ideas

What If? 2

Randall Munroe

Master Mentors Volume 2

10 ideas

Master Mentors Volume 2

Scott Jeffrey Miller

Read & Learn

20x Faster

without
deepstash

with
deepstash

with

deepstash

Personalized microlearning

100+ Learning Journeys

Access to 200,000+ ideas

Access to the mobile app

Unlimited idea saving

Unlimited history

Unlimited listening to ideas

Downloading & offline access

Supercharge your mind with one idea per day

Enter your email and spend 1 minute every day to learn something new.

Email

I agree to receive email updates