Explore the World's Best Ideas
Join today and uncover 100+ curated journeys from 50+ topics. Unlock access to our mobile app with extensive features.
O "Caibalion: os sete princípios herméticos" é um livro moderno e seu conteúdo não esta presente nos textos clássicos herméticos.
4
11 reads
A jornada solitária da mente deve ser enriquecida por múltiplas fontes, se o ponto central do pensamento hermético é o caminho espiritual para curar a alma e transformar a consciência, seu conteúdo pode ser de utilidade para o despertar.
‒ A ideia de perceber a verdadeira natureza da realidade além das aparências ilusórias se alinha com uma visão moderna de como viver a vida com mais amor, sempre levando em consideração que são pensamentos antigos e não estão isentos de vieses e fantasias.
4
9 reads
Gnose sintetiza a ideia de que a verdadeira sabedoria está disponível apenas pela experiência pessoal, não sendo possível adquiri-la através da leitura (ou esforço mental). Leva a percepção de que é plausível conhecer Deus sem a possibilidade de explicá-lo.
Seria então um evento singular e imediato que pode ser comparado a um segundo nascimento (‒ similar ao despertar).
4
6 reads
Vivemos muitas vezes na ignorancia, sem perceber a verdadeira natureza da realidade e nosso papel nela.
4
8 reads
O hermetismo é não dual e defende que a caverna de Platão é uma ideia incompleta. Não se trata de libertar-se das correntes para poder sair da caverna e observar o mundo afora, e sim abraçá-lo independentemente da perspectiva que você experimentou dele, sustentando-se nas expressões do bom, do verdadeiro e do belo, tratando-o como ele merece ser tratado.
‒ A visão de que tudo que existente é perfeito é uma das bases para o despertar. Entender que até uma pessoa "acorrentada" pode atuar como uma pessoa desperta é interessante e poderia ser levada em consideração.
4
5 reads
É o caminho para se desprender da ignorância, culmina na completa devoção aos deuses.
"O temor ao senhor é o início da sabedoria".
‒ Parece ser um conceito raso e enviesado, a devoção te leva à miopia de hipótese.
4
7 reads
Parece se organizar em esferas, cada planeta seria uma esfera e também há estrelas fixas.
A parte, existem três outras esferas metafísicas: Ogdóade, Enéade e Uno.
‒ Parece fantasioso e de escasa utilidade (talvez eu não tenha tanto conhecimento sobre o tema).
4
6 reads
A Ogdóade tenta explicar a residência da alma, e é o local de retorno das almas que viveram uma vida digna.
A Enéade (Nous) tenta explicar a intuição, a imaginação e a revelação divina, relacionando-se diretamente com Gnose (‒ e quizás com Espírito Santo ou centelha de Deus que habita o homem (Pneuma)).
O Uno tenta explicar a criação do universo a partir da intenção de Deus de criá-lo.
4
6 reads
Deus tem o universo como seu filho, nós humanos somos descendentes do universo. Logo, há um vínculo preestabelecido entre humanos → universo → Deus.
O hermetista se concentra nas vibrações do mundo físico (que está repleto de vibração divina) e, quando se estabelece a Gnose por meio do Nous, ele supera sua condição mortal.
‒ A ideia da vida depois da morte é insuficiente se não modelar a conduta no mundo físico. Se por si só a ideia do descanso divino implica uma experiência física de mais amor e aceitação, ela parece ser aceitável, se não, é apenas um meio para enriquecer as igrejas católicas.
4
6 reads
Logos se refere ao discurso racional, atenção dedicada e a capacidade de aprender através da razão e comunicação (‒ se estuda no ensino médio e é de extrema utilidade em todos os aspectos da vida).
Gnose já foi explicada, e aqui se agrega que exige silêncio e meditação para alcançá-la (‒ a meditação é um dos pilares do despertar, talvez Gnose seja um estado de iluminação possível e não um encontro com Deus).
Nous aparentemente possibilita a iluminação, "e de repente há uma luz brilhante e alegre em todos os lugares" (‒ me remete ao estado que se alcança a aceitar as coisas como elas são).
4
6 reads
Se utiliza uma alegoria chamada Poimandres (intelecto divino) que aparece a Hermes enquanto medita, revelando os mistérios do cosmos, da alma e da relação divino/matéria. Explora a superação de ilusões, autoaperfeiçoamento e reintegração da alma à sua origem divina.
‒ A ideia de que a matéria é uma expressão divina parece ser um "tapa-buraco", ou seja, "me faltam explicações que me permitam entender a complexidade da vida, e por isso, atribuo divindade".
4
6 reads
No mais, parece ser um texto que ressoa transformação interna misturado com a necessidade da existência de um Deus.
Por mais que essa seja uma visão superficial e obviamente incompleta, encontrei lindas ideias e reafirmei outras.
4
6 reads
IDEAS CURATED BY
CURATOR'S NOTE
Abarca a visão técnica e religiosa-filosófica da sabedoria de Hermes Trismegisto (um arquétipo). Surge da ideia de que há uma sabedoria atemporal que veio à humanidade por meio de revelações (prisca theologia) mas que foi perdida, no entanto se encontram vestígios de dita. Não pretendo desenvolver nenhum ensinamento de feitiços ou magias, apenas o conhecimento útil para o despertar e para experienciar o presente com mais amor.
“
Similar ideas
Read & Learn
20x Faster
without
deepstash
with
deepstash
with
deepstash
Personalized microlearning
—
100+ Learning Journeys
—
Access to 200,000+ ideas
—
Access to the mobile app
—
Unlimited idea saving
—
—
Unlimited history
—
—
Unlimited listening to ideas
—
—
Downloading & offline access
—
—
Supercharge your mind with one idea per day
Enter your email and spend 1 minute every day to learn something new.
I agree to receive email updates