Porquê Consumimos Mais Que O Necessário e Como Isso é Inconsciente

Depois que nossas necessidades básicas são atendidas, cabe a nós, humanos, buscar felicidade. Fazemos isso indo atrás de referências ao nosso redor, assim que veio "A grama do vizinho é sempre mais verde".

Acontece que, com a tecnologia, vemos a grama de vizinhos que estão em um nível financeiro muito diferente do nosso. Então começamos a nos comparar e a própria mídia nos faz acreditar que não somos suficientes.

1 STASHED

The Minimalists: Less Is Now

netflix.com

Começamos, assim, a idolatrar coisas de forma inconsciente, com frases como "quando tiver isso serei feliz". Porém nunca será, pois ter muito da coisa errada não tapa o buraco que existe pela falta das coisas certas.

A infelicidade de ter e não se sentir mais feliz com aquilo que foi adquirido porque o cérebro normalizou piora quando o teto de hoje, a compra, vira o chão do próximo nível. Fazendo com que você se individe mais e mais para tentar comprar tudo o que você acha que quer.

1 STASHED

Como Ser Feliz?

Subestimamos muito nosso bússola interna. Encontrar felicidade, sem estímulos externos, é fácil, basta sentar-se com os seus botões e escutar a voz interna. 

Mas nada que sugue nossa alma, tempo e atenção possa ser a resposta, pois o verdadeiro valor não agrega só a mim. Por isso começamos retirando o que não nos faz feliz, para dar espaço as coisas que nos fazem, para que estas ganhem foco.

1 STASHED

O Minimalismo

O minimalismo é o uso intencional dos recursos. Basta olhar para uma coisa e se ela não tiver mais utilidade ela é demais, desnecessária. 

Não há espaço para uma casa inteira de coisas sentimentais, elas em um canto não valeriam mais. As memórias não estão nas coisas, estão conosco. Para aplicar o minimalismo, basta se perguntar: como isto está agregando valor a minha vida?

1 STASHED

Por Fim

É ilusão acreditar que apenas limpar tudo uma única vez fará com que continuemos minimalistas. É preciso responder as perguntas difíceis que te estruturem e segurem-te com o pensamento no lugar certo. O que realmente importa, o que agrega valor e é usado são exemplos de perguntas.

Simplicidade não é facilidade, muito pelo contrário. Viver uma vida intencional longe do estresse, das armadilhas, com mais, mais tempo, amor, felicidade. Isso é trabalhoso, mas é uma vida simples.

1 STASHED

Deepstash helps you become inspired, wiser and productive, through bite-sized ideas from the best articles, books and videos out there.

GET THE APP:

IDEAS ABOUT